Sobre nós

Nossa missão:

A APADAM (Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas) foi fundada Omar Maia dos Santos e sua esposa Rosana dos Santos, em 2010, mobilizados pela falta de informações sobre a síndrome de down, após o nascimento de sua filha Stephanie. A falta de informações e de redes de apoio na região levou-os a buscar formas de melhorar a qualidade de vida de sua filha e de outras famílias na mesma situação.

Logo APADAM com data

Desde então, a APADAM tem oferecido acolhimento às famílias que têm entes com síndrome de Down. Essa iniciativa consiste em fornecer informações sobre a síndrome, cuidados específicos, direitos, além de qualquer tipo de apoio e orientação necessários para que essas famílias tenham uma melhor qualidade de vida. A associação também se dedica à distribuição de cestas básicas e apoia projetos que beneficiam as famílias necessitadas.

Embora a APADAM não possua uma sede oficial, ela tem sido um ponto de referência para 175 famílias associadas. Cerca de 80% a 90% desses associados têm filhos com menos de 10 anos, sendo que mais da metade deles têm filhos com menos de 5 anos, inclusive recém-nascidos.

Desde sua fundação, a APADAM tem funcionado na residência de seu fundador, Omar dos Santos. Apesar disso, a associação tem conseguido desenvolver projetos esportivos, como futsal e natação, exclusivamente para pessoas com síndrome de Down. Esses projetos são únicos na região Norte do país e têm proporcionado oportunidades de inclusão e desenvolvimento para os participantes.

Logo do Natação APADAM Logo da Futsal APADAM

Apoie a construção da sede da APADAM e faça a diferença:

Mesmo após 12 anos de existência, a APADAM enfrenta sua maior dificuldade: a falta de uma sede adequada para atender às necessidades das 175 famílias associadas que buscam seu apoio. Essa situação impede a participação da APADAM em projetos em parceria com o governo estadual e municipal, devido a restrições legais.

Após uma longa busca, em dezembro de 2021 conseguimos um imóvel em regime de cessão de uso.

Uma reforma é urgente e necessária: o imóvel ficou abandonado por 12 anos e sem as adequações devidas, a construção da sede oficial da APADAM em Manaus para atender pessoas com síndrome de Down e suas famílias se torna impossível. Além disso, a falta de uma sede adequada impede a expansão de nossa rede de apoio e o desenvolvimento de novos projetos para aqueles que mais precisam.

Ao contribuir para a construção da sede da APADAM, você impactará diretamente a vida de pessoas com síndrome de Down e suas famílias. Além disso, sua doação ajudará a fortalecer nossa capacidade de alcançar mais pessoas, expandindo nosso alcance e promovendo a inclusão em Manaus.

Imagem da sede da APADAM de frente
Imagem da sede da APADAM por dentro em construção Imagem da sede da APADAM por dentro em construção

Ajude-nos a construir uma sede acolhedora para a APADAM. Sua doação importa e transformará vidas. Contribua hoje mesmo e proporcione um futuro melhor para pessoas com síndrome de Down e suas famílias. Vamos juntos fazer a diferença na vida de nossas crianças e jovens.

Doar